Memorial Descritivo

Cartaz de divulgação das “Sandálias Havainas”

  • Projeto

Desenvolver um cartaz de divulgação das “Sandálias Havaianas” com o tema “O Movimento Tropicalista”.

  • Apresentação

Disciplina Oficina da Cor e da Forma. Professora Joelma Alves

Trabalhando no projeto

Trabalhando no projeto

O Movimento

            Tropicália foi um movimento revolucionário que tomou conta da música brasileira, e se estendeu às artes, a o cinema, e toda a cultura nacional. A frente do seu tempo, os tropicalistas buscavam não só romper com o tradicionalismo imposto por grupos e movimentos de esquerda, mas também construir uma identidade cultural.

Os tropicalistas de mais destaque foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, a banda os Mutantes, o maestro Rogério Duprat, a cantora Nara Leão, os letristas José Carlos Capina e Torquato Neto. Também teve a participação do artista Gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte.

Seus militantes procuram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica, elementos que eram fortemente rejeitados pelos de esquerda.

Trabalhando no Projeto

Trabalhando no Projeto

Ao mesmo tempo, fundiram a eletricidade com a vanguarda erudita por meio dos arranjos inovadores de maestros como Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock, bossa nova, samba, rumba, bolero,  baião. O movimento quebrou barreiras na cultura do País. Essa aprofundou o contato com formas populares ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época.

O nome Tropicália surgiu a partir de uma obra do artista Hélio Oiticica, que propunha uma experiência sensorial a partir de elementos que eram considerados característicos do Brasil.

A Tropicália e as Havaianas

A primeira Havaianas surgiu em 1962 e foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. O nome caiu como uma luva, já que a sandália é adequada para o uso em países de clima tropical.

Na década de 80, a sandália foi considerada item da cesta básica. Nos anos 90, as celebridades passaram e exibir seus pés calçados com Havaianas, ao mesmo tempo em que as sandálias também eram vistas nos pés de anônimos.

Por esses fatores as Havaianas são tidas como universais, um produto que rompeu a barreira das classes sociais, revolucionou a moda, e se tornou objeto de consumo em todo o território nacional, e no exterior.  A explosão de cores transmite o alto-astral da marca assim como a cultura Brasileira e o Movimento Tropicalista.

Conceituação da Peça Gráfica

A peça gráfica desenvolvida tenta transmitir através das cores vibrantes, a mescla dos sentimentos de revolução, alegria e alto-astral, e todo o sincretismo de culturas que são transmitidos pela marca Havaianas e pelo Movimento Tropicalista.

Trabalhando no Projeto

Trabalhando no Projeto

A peça traz a figura feminina representado na capa do disco de Caetano Veloso lançado em 1968, intitulado “Caetano Veloso”. Uma das faixas do disco se chama “Alegria Alegria”.

Trabalhando no Projeto

Trabalhando no Projeto

Técnicas Cromáticas Aplicadas

  • Cores complementares na estampa das sandálias e nas formas circulares que circundam a figura feminina e o par de Havainas.
  • Contraste da cor em si em toda a peça, utilizando duas cores complementares e a cor branca.
Projeto pronto!

Projeto pronto!

Bibliografia

Ana de Oliveira. Tropicália, Um projeto de Ana de Oliveira. Disponível em:< http://tropicalia.com.br/>. Data de acesso: 21/04/2011

Alpargatas. Havaianas. Disponível em:<http://br.havaianas.com/pt-BR/home/>

Anúncios

2 respostas em “Memorial Descritivo

  1. Nossa cozinha ficou bonita na foto, né? Ah! É pra comentar o trabalho? Continue assim que vc vai ficar rico fazendo propaganda pras havaianas! Rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s