Herege Eclético

Herege Eclético é um blog de poemas, contos, crônicas, reflexões, devaneios e epifanias que permeiam a psique de um rapaz estudante.

Por que herege?

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa (http://priberam.pt/dlpo) herege é o que ou pessoa que segue uma heresia. E heresia é a divergência em ponto de fé ou de doutrina religiosa. Mas esse significado foi forçadamente atribuído a essa palavra pela instituição “mui sábia, justa e sagrada” Igreja Católica Apostólica Romana, na Europa Medieval.

Depois do fim das invasões estrangeiras, a atividade intelectual cresceu, ocorreu o Renascimento, e a Reforma Medieval, e os hereges passam a ser leigos, clérigos renegados, críticos e anticlericais com desejo de atingir pelos próprios meios uma vida espiritual sem mediação do Clero.

Obviamente tudo isso enfraquecia toda a dominação da Igreja, por isso a alteração de significados. Herege vem do latim haeresis, que por sua vez vem do grego hairesis, que significa CAPACIDADE DE ESCOLHER.

Eu amo a capacidade e liberdade que tenho para escolher. Amo a capacidade e liberdade de escolha com as quais Deus presenteou a humanidade, tornando todo indivíduo capaz e livre para escolher aquilo que lhe agrada, mesmo que o que for escolhido seja terminantemente contrário aos desígnios dEle. Amo a liberdade de escolher ir ou vir, liberdade de expressão e manifestação religiosa (embora esta última já começa a ser ameaçada) que segundo a constituição me é permitida. Amo a liberdade que tenho para escolher usar a minha língua nativa para me expressar, e ser compreendido pelos meus conterrâneos, não importando se a norma é formal ou informal.

Amo poder misturar diferentes elementos, tendências, estilos, filosofias e criar, fantasiar de maneira bem eclética, porém equilibrada, e expor os resultados da maneira que me aprouver.

heregeecletico.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s